Pedagogia


Licenciatura em Pedagogia

Duração: 4 anos
Categoria: Graduação
Habilitação: Licenciatura
MEC: Reconhecimento: Autorizado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão de Resolução nº 06/2017, de 20/06/2017 por meio da autonomia concedida pelo Decreto 083/99 de 11/2/1999 e PORTARIA SERES Nº 918, DE 15 DE AGOSTO DE 2017 que credencia o Centro Universitário Campos de Andrade a oferecer curso de graduação na modalidade EaD.

 

Grade Curricular
Alfabetização e Letramento
Didática e Planejamento
Direitos Humanos e Meio Ambiente
Diversidade e Educação
Escola e Currículo
Estagio Supervisionado – Etapa 1
Estagio Supervisionado – Etapa 2
Estagio Supervisionado – Etapa 3
Estagio Supervisionado – Etapa 4
Filosofia da Educação
Fundamentos Teóricos e Metodologico do Ensino Médio e Profissionalizante
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Inclusiva
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Linguagens Artísticas
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Naturais
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências Sociais
Gestão e Avaliação Educacional
História da Educação
Introdução à EaD
Libras
Literatura Infanto Juvenil
Organização do Trabalho Pedagógico
Políticas Públicas da Educação Básica
Práticas de Ensino I
Práticas de Ensino II
Psicologia
Práticas de Ensino IV
Psicologia da Educação

 

Perfil do Curso

Perfil Profissiográfico:
O licenciado em Pedagogia desempenha múltiplas competências acerca da educação. Seu conhecimento teórico é a base para seu pensamento crítico-reflexivo, o qual sustenta sua intervenção problematizadora às práticas educacionais especializadas aos ambientes escolares ou não escolares. Desse modo, o pedagogo não é apenas um alfabetizador, mas um proporcionador do desenvolvimento humano em todas as suas etapas.

Os pedagogos, em geral, trabalham com educação e aprendizagem, ou seja, trabalham com o magistério dos anos iniciais e com a administração escolar. Contudo, a profissão foi se modernizando e ultrapassou o âmbito escolar, sendo necessária em ONGs, museus, brinquedotecas, mídias educativas, pesquisa, produção de material pedagógico, políticas educacionais e qualquer outro espaço que tenha algum tipo de educação envolvida. Assim, os formados em Pedagogia encontraram outros campos de atividade, incluindo setores empresariais de Recursos Humanos. A atuação do Pedagogo envolve:

- Compreender de forma ampla e consistente o fenômeno e a prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
- Compreender o processo de construção do conhecimento do indivíduo inserido em seu contexto social e cultural, em espaços escolares e não escolares;
- Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de maneira a contribuir para o seu desenvolvimento integral;
- Promover a aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis de escolarização e modalidades do processo educativo;
- Ensinar saberes para promover uma leitura interdisciplinar e crítica de mundo às crianças dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como àqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- Formular e encaminhar soluções de problemas educacionais condizentes com a realidade sociocultural;
- Problematizar a realidade do fenômeno educativo, buscando refletir a relação entre teoria e prática que condiciona esse fenômeno;
- Identificar e valorizar as diferentes linguagens manifestas na sociedade contemporânea e de sua função na produção do conhecimento;
- Valorizar os diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
- Apreender a dinâmica cultural e atuar produtivamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
- Estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
- Articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
- Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados ao uso crítico das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Demonstrar ética e consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental, étnica, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais e escolhas sexuais, entre outras;
- Participar da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas;
- Participar da elaboração do Projeto Pedagógico, sistematizando as atividades pedagógicas por categorias comuns (planejamento, organização, coordenação e avaliação) e por valores comuns (solidariedade, cooperação, responsabilidade social e compromisso);
- Identificar e propor respostas criativas aos problemas socioculturais e educacionais em áreas específicas de atuação, como educação especial, educação de jovens e adultos, educação indígena, educação ambiental e outras áreas emergentes do campo educacional.